Regulamento da Meia Maratona de Guimarães

1) Organização

A Câmara Municipal de Guimarães em colaboração a Tempo Livre, o Vitória Sport Clube e a Associação de Atletismo de Braga, organizará no dia 5 de outubro de 2024 a Meia Maratona Cidade Berço que as corridas de 21K, 10K, 5K, Caminhada Solidária (5Km) e a Run Kids.

2) Provas

Serão cinco as provas englobadas no evento:
• Meia-maratona (21km);
• Mini-maratona (10km);
• Corrida 5 Km;
• Caminha (5km);
• Run Kids (500m)

3) Horários

10:00 – Partida da Meia-maratona
10:00 – Partida da Mini-maratona
10:00 – Partida da Corrida de 5 Km
10:00 –Partida da Caminhada
12:00 – Run Kids

4) Percursos

Todas as provas terão partida no Castelo de Guimarães e chegada nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, com a exceção da Run Kids, que será dentro do Estádio.

5) Inscrições

As inscrições são realizadas online no website: www.meiamaratonaguimaraes.pt:
Meia-maratona:
● Até 24 de setembro – 12,50€ I A partir de 25 de setembro – 15,00€
Mini-maratona (10 Km):
● Até 24 de setembro – 10,00€ I A partir de 25 de setembro – 12,50€
Corrida de 5 Km:
● Até 24 de setembro – 10,00€ I A partir de 25 de setembro 12,50€
Run Kids:
● Até 24 de setembro – 2,00€ I A partir de 25 de setembro 2,50€
Caminhada:
● Até 24 de setembro – 5,00€ I A partir de 25 de setembro 7,50€

Nota: todos os atletas filiados em clubes de Guimarães têm um desconto no momento da inscrição de 2,5€ na Meia-maratona e Mini-maratona (10 Km).

6) Kit de participante

Todos os participantes terão direito a um kit de participante composto por uma t-shirt e mais alguns brindes, sendo entregues em local e horário a anunciar oportunamente.
As inscrições terminam às 24h do dia 27 de setembro de 2024.

7) Classificações

A Caminhada não tem classificações.
A Meia Maratona terá classificações por gênero e por escalões.
A Mini-Maratona e a Corrida de 5 KM terão classificações gerais, masculinos e femininos.

8) A organização desclassificará todos os atletas que efetuem nas seguintes situações:

Utilizem mais do que um dorsal ou chip;
Utilizem um chip de outro atleta;
Não cumpram o percurso na totalidade;
Não respeitem as indicações dos elementos da organização do evento.
Incorram em alguma infração prevista no regulamento geral de competições da FPA

Os resultados poderão ser consultados online na plataforma FPA Competições:
https://fpacompeticoes.pt/2/associacao .

9) Escalões e Troféus:

Na Meia-maratona serão atribuídos troféus aos primeiros 3 classificados dos seguintes escalões (para efeitos de idade, considera-se a idade no dia da prova):
• Seniores M/F (atletas com menos de 40 anos);
• Veteranos I M/F ( 40 a 44 anos de idade);
• Veteranos II M/F (45 a 49 anos de idade);
• Veteranos III M/F ( 50 a 54 anos de idade);
• Veteranos IV M/F (55 anos de idade ou mais);

Nas corridas de 5 e 10km apenas serão atribuídos troféus aos primeiros 3 classificados de ambos os géneros da classificação geral.

A Run Kids é destinada a jovens atletas dos escalões de Benjamins (Sub-12), nascidos em 2012 e em diante, não tendo caráter competitivo.

10) Prémios Monetários:

Meia-maratona

Geral Individual (Masculina e Feminina)

500 €
400 €
300 €
250 €
150 €
100 €
75 €
50 €

Mini-Maratona:

Geral Individual (Masculina e Feminina)

200 €
150 €
100 €
75 €
50 €

Coletiva Meia Maratona:

Classificação Coletiva Meia-maratona

600 €
480 €
360 €
300 €
240 €
180 €
150 €
120 €
90 €
10º 60 €
NOTA: os prémios monetários devem ser reclamados até 30 dias depois da competição, não havendo lugar a mais pagamentos depois dessa data.


11) Classificações Coletivas

Será apurada uma classificação coletiva na Meia Maratona, sendo elaborada com base na soma dos tempos dos primeiros 6 classificados de cada equipa (independentemente de escalão e género), vencendo a equipa que somar menor tempo total. Em caso de empate, vence a equipa que tiver o melhor 6º elemento classificado. A Mini-Maratona e a Corrida de 5 Km não têm classificações coletivas

12) Júri

O júri da prova é da responsabilidade do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Braga.

13) Seguro

A organização da competição fará um seguro desportivo nominal a todos os participantes não federados de acordo com o regime jurídico de seguros desportivos obrigatórios – decreto lei nº10/2009.
Em caso de sinistro o atleta deverá contactar a organização do evento para que esta diligencie o encaminhamento para a seguradora. Para dar início a um processo é necessário que o atleta seja atendido pela equipa que faz o acompanhamento médico durante o evento, sem prejuízo de o atleta ser mais tarde encaminhado para outra unidade de emergência médica. É reservada à seguradora a averiguação dos factos apresentados e respetiva atuação em conformidade no diferimento ou não do pedido de ativação do seguro.

14) Direitos de imagem

O participante, ao proceder à inscrição nesta competição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem captada em fotografias/imagens que terão lugar durante o evento autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais da competição.

14) Casos omissos

Serão resolvidos de acordo com o Regulamento Geral de Competições da FPA.

Para aceder à sua inscrição

Redes Sociais